Mecanizando a Laranja

16:49

(Reprodução)



O que um jovem de 15 anos numa sociedade cheia de violência explicita , mais gostaria de fazer? Se você disse lutar por um mundo melhor ? Não para o Delinquente Alex líder de uma gangue de jovens infratores que se satisfazem com as mais explicitas formas de violência! E assim vamos falar hoje de um filme que eu adoro bastante o Laranja Mecânica ou pra quem manja do inglês:  Clockwork Orange.
Vamos rebobinar o filme para lembrar ou até mesmo para quem não assistiu essa obra prima:

O filme Laranja Mecânica conta a história de Alex, um jovem inglês que é líder de um grupo de deliquentes que cometem todos os tipos de horrores durante as madrugadas: espancamentos, brigas com grupos rivais, assaltos, estupros e até mesmo assassinato. Numa das investidas realizada pelo grupo durante uma madrugada, os companheiros de Alex armam contra ele, pois estavam cansados de sua liderança autoritária. Como o grupo só conhece a agressão, usam-na para dar uma lição em Alex.

Num assalto realizado em um hotel fazenda, Alex acaba assassinando a proprietária do hotel. Os companheiros de gangue atinjem-no com algumas garrafas de leite na cabeça, deixando-o inconsciente e transformando-o em um alvo fácil para a polícia que já havia sido acionada. Por ironia do destino a violência de Alex acaba se voltando contra ele, pois os liderados se rebelam e o destituem do poder usando os mesmos métodos coercitivos. Enfim, coerção gera coerção, e o filme Laranja Mecânica é muito claro neste sentido, pois elucida de maneira bastante óbvia os efeitos colaterais gerados pela utilização de controle coercitivo. 

Tais efeitos se fazem evidente no tratamento que Alex é submetido depois que é levado para a prisão. Tendo recebido uma pena de 14 anos de reclusão em um instituto prisional que usa a coerção para manter sob controle os detentos, Alex enxerga num tratamento revolucionário a possibilidade de encurtar o cumprimento de sua pena. Trata-se de um tratamento que ilustra com bastante clareza o paradigma do condicionamento respondente, ao mesmo tempo que cria a oportunidade para que possamos discutir a eficácia da punição como meio para a modificação de comportamentos. 

Por possuir um perfil bastante agressivo Alex é escolhido para ser submetido ao tratamento, sendo, então, transferido para uma clínica em que é colocado sob os cuidados de uma equipe médica. O tratamento consiste em assistir filmes com cenas explícitas de violência enquanto um medicamento que provoca uma terrível sensação de náusea é administrado.


Quer saber mais ?Então assista o filme , ele foi adaptado do livro de Anthony Burguess de 1962 com o mesmo nome.
No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".


Algumas curiosidades:

1-Primeiro roteiro solo de Stanley Kubrick. Das 11 adaptações que Stanley Kubrick trabalhou em sua carreira, esta é a menos modificado a partir seu material de origem.Excepcionalmente para um filme deste período, todos os créditos estão no final.

2-Apesar de interpretar um adolescente de 15 anos (17 na última parte) Malcolm McDowell tinha 27 anos na época das filmagens.



3-A língua falada por Alex e seus droogs é o Nadsat, uma mistura de inglês, russo e gírias londrinas.


4-Anthony Burgess originalmente vendera os direitos do filme para Mick Jagger por US $ 500 quando ele precisou de dinheiro rápido. Jagger pretendia fazê-lo com os Rolling Stones como os droogs, mas depois re-vendeu os direitos por um valor muito superior. Ken Russell foi então nomeado para dirigir porque seu estilo foi considerado adequado para o material. Ele teria lançado Oliver Reed como Alex. Tinto Brass foi outro diretor possível. Em algum momento, alguém sugeriu reescrever as droogs como meninas de minissaia ou pensionistas de idosos.

5-O Korova Milk Bar foi o único set construído especialmente para o filme. Foi batizado pela palavra russa para vaca e suas esculturas foram baseadas no trabalho do escultor Allen Jones(uma as pinturas da parede apareceria novamente em O Iluminado, 1980). Stanley Kubrick fez com que os dispensers de leite fossem esvaziados, lavados e reabastecidos a cada hora, pois o leite coalhava sob as luzes do estúdio.

6-Alex cantar "Singing in the Rain" enquanto ataca o escritor e sua esposa não estava no roteiro. Kubrick passou quatro dias experimentando com a cena, pois a julgava muito convencional. Eventualmente, pediu a Malcolm McDowell se ele poderia dançar. Eles fizeram a cena novamente, desta vez com McDowell cantando e dançando a única música que ele conseguira lembrar na hora. Kubrick ficou tão impressionado que logo comprou os direitos do tema de Cantando na Chuva por US$ 10 mil. Quando McDowell encontrou Gene Kelly, anos depois, em uma festa, o ator veterano se retirou indignado. Kelly teria ficado profundamente decepcionado com a forma como sua versão de "Singing in the Rain" foi usada em Laranja Mecânica.


7-Um dos dois únicos filmes x rated em sua versão original (sendo o outro Perdidos na Noite) a ser nomeado para Melhor Filme no Oscar.

8-O primeiro filme a fazer uso de som Dolby.

9-A campainha da residência Alexander, "Home", reproduz as quatro primeiras notas da "Quinta Sinfonia" Ludwig van Beethoven (mas em uma chave diferente).

10-Um dos primeiros filmes a empregar microfones de rádio para gravar o som.

11-Antes da cena de estupro ser filmada, Adrienne Corri caminhou até Malcolm McDowell e disse: "Bem, Malcolm, hoje você vai descobrir que eu sou uma ruiva de verdade.

12-Um dos filmes de maior bilheteria de 1971 e maior filme da Warner Brothers em bilheteria no ano.

13-O médico que acompanha Alex enquanto ele é forçado a assistir filmes violentos é um médico de verdade, presente para assegurar que os olhos de McDowell não secassem. Seus olhos foram anestesiados para que as cenas de tortura fossem filmadas sem tanto desconforto. Ainda sim, suas córneas foram arranhadas pelos grampos de metal.Ficou temporariamente cego. Malcolm voltou a se dar mal na cena que seus ex-companheiros tentam afogá-lo.



fontes:http://dvdsofaepipoca.blogspot.com.br/
http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/
http://www.universodosleitores.com/


E essas são algumas curiosidades! Então é isso pessoal até a próxima e siga -me os bons!

OUTROS POSTS

7 comentários

  1. Belo trabalho garota, continue assim e terá varios seguidores!

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem! Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Ainda não vi esse filme! Mas fiquei curiosa para ver!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esse filme.
    Ótimo o post, gostei do jeito que você escreve, dá vontade de ficar aqui lendo mais e mais.

    www.pagandodegatinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hmm gostei!
    Assistirei em breve!
    http://atomicpretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou cinemaniaca também.
    Adorei a ideia do blog.
    Seguindo aqui :3

    http://abelanaoafera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post ! Você expôs muito bem , beijooos !
    Seguindo !
    www.eagorakarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe