Acende a Luz?

17:01

Hey pessoas que adoram um bom filme, ou não! Andei sumida por motivos acadêmicos , mas agora vocês me têm de volta rsrs. E nada melhor do que voltar com o machado direito...quer dizer: pé direito!
E que venha um filme perfeito em todo o seu conteúdo: O Iluminado.

(Reprodução)

Acho que já deu pra nota meu amor absoluto por filmes do gênero aterrorizante , não é?
E nada mais justo do que fala sobre um dos clássicos que vivem pra sempre na minha videografia, como ja dito antes: O Iluminado!
Essa obra magnifica foi escrita por ninguém menos que  o lendário Stephen King e depois adaptado por Stanley Kubrick para as telonas em 1980.
Falando um pouco sobre o conteúdo do filme:

O filme começa na estrada, com tomadas distantes de Jack, em seu pequeno carro, seguindo para o Hotel Overlook, onde ele ficaria por todo o inverno trabalhando como zelador e aproveitando o isolamento para escrever. A família é Winnifred, a esposa magrela e esquisita e Danny, o menino loirinho que é a razão do nome do filme – aliás, do best seller de Stephen King, de 1977.Danny é o que chamariam de “iluminado”. Ele consegue ver coisas que ninguém mais vê (pelo menos até que estejam loucas o suficiente): é o primeiro a encontrar-se com fantasmas no hotel, e, em flashes, ele vê o que está para acontecer. Tony, o amigo imaginário que vive na boca dele, bem que tinha dito: “Eu não quero ir para o hotel, Senhora Torrance”.
Cassilda!

Sim eu vou deixar vocês na curiosidade , pelo menos quem não assistiu! Vale muito apena é um filme surpreendente e o Jack ta  numa bela e assustadora atuação!

Algumas Curiosidades:

1) Título com inspiração na música: O nome partiu da música Instant Karma! de John Lennon. Mais especificamente do refrão que diz “We all shine on“. Além disso, dá só numa olhada na primeira estrofe da música: Instant Karma’s gonna get you / Gonna knock you right on the head / You better get yourself together / Pretty soon you’re gonna be dead.

2)Em seu rascunho inicial, O Iluminado foi dividido em cinco atos, quase como uma peça teatral de Shakespeare. Segundo o próprio autor, a estrutura dividida facilita a passagem da história para a televisão. Só depois de pronto o livro ganhou o formato de prosa.


3)A inspiração: Certa noite em 1974 no Hotel Stanley, situado nos arredores de Denver, Stephen King (o único hóspede do dia) acordou de um pesadelo em que seu filho de três anos era perseguido no corredor do hotel por um homem com um machado. O escritor resolveu então, para acalmar os nervos, levantar de sua cama, admirar a vista das montanhas rochosas e fumar um cigarro. No tempo em que levou para fazer isso, teve a ideia para escrever o livro. O número do quarto? 217, obviamente.
O mesmo Hotel foi usado como cenário das filmagens do filme homônimo, dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1980.

4)O filme polêmico: O filme é cercado por tantos mitos e histórias, que merecia ter um texto a parte.
6.1: No livro, o apartamento em que tudo acontece é o 217, mas no filme, o número mudou para 237 (quarto inexistente no Hotel Stanley). Isso aconteceu devido ao receio do proprietário do hotel de que o quarto não fosse mais alugado, o que não se tornou uma verdade, pois devido ao citado no item 5, o quarto 217 acabou se tornando o mais requisitado por celebridades, e recebeu até o imperador do Japão.
6.2: Durante as filmagens, Kubrick costumava ligar para King para fazer perguntas estranhas do tipo: Você acredita em Deus?
6.3: Stephen King odiou o filme. Para ele, foi feito um filme frio, que nada tinha a ver com a ideia inicial. O autor comparou os personagens na versão para as telas à formigas em uma fazenda, como pequenos insetos fazendo coisas interessantes. O casal Torrance não foi poupado, para ele, o Jack de Nicholson era louco desde o início e o ator apenas repetia sua atuação de filmes passados. Já Wendy não foi retratada com a profundidade necessária, e a personagem interpretada por Shelley Duvall só serviu para ser burra e gritar.

4)“O Iluminado” foi uma das primeiras obras cinematográficas a usar a “Steadicam”, que consiste em um sistema onde a câmera é acoplada ao corpo do operador, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmera flutua.


6)Ao contrário do que muitos pensam, as macabras filhas gêmeas do antigo zelador não são irmãs gêmeas de verdade. Uma tinha 8 e a outra 10 anos.
(Reprodução)
7)O ator Danny Lloyd, que tinha apenas 6 anos na época, não sabia que estava participando de um filme de terror. O diretor queria proteger o garoto que era novo demais.
(Reprodução)

8)Novecentas toneladas de sal foram usadas para criar a neve do labirinto.
(Reprodução)
9) Mesmo atualmente sendo idolatrado por muitos(tipo eu), o filme foi ganhador da Framboesa de Ouro por Pior Atriz e Pior Diretor.

10) O filme originalmente tinha 146 minutos e não 142, como a versão final. Nos minutos extras, havia uma cena excluída logo após a cena do corpo de Jack congelado. Em um hospital, Wendy descansa em uma cama, enquanto Danny brinca na sala de espera. Ullman (o gerente do hotel), conta a Wendy que o corpo de seu marido não foi encontrado. Ao ir embora, o gerente entrega a Danny uma bola. A mesma que aparece rolando no corredor antes do menino ser atacado no quarto 237. Ullman ri e vai embora. Em seguida entra a enigmática cena da fotografia.

fontes: http://dammit.com.br/
http://www.autobahn.com.br/


Até a próxima e obrigado a todos que comentam isso é muito gratificante <3 Siga - me os bons!

OUTROS POSTS

9 comentários

  1. Uooooool novecentas toneladas de sal? o.Õ
    post muito interessante. sucesso.
    adelicada@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não consigo ver filmes aterrorizantes :( hhahaha minha vibe são os românticos mesmo.
    http://diariodageh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito filmes aterrorizantes, adoro comédia romântica e etc!
    Um beijão lindona, sucesso
    www.dose-fashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Prefiro comédia ou filmes romanticos kk mais esse parece ótimo! bjs

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAH Tenho pavor, mas com alguém ainda assisto... Muito sal nessa parada hein KKK Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Nossa,já fiquei com medo kkkkkkkkkk
    Não curto filmes assim! sou muito medrosa :(

    www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus , fiquei morrendo de medo, rsrs'
    Eu sou muito medrosa , mais gostei do post vou amostrar a meus primo , ele amo esses filmes :)

    ResponderExcluir
  8. Interessante kkkk mas odeio filmes assim, sou uma pessoa muito frouxa hahaha morro de medo de tudo
    www.enfim-resolvido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, mas fiquei com medo kkkk.
    Beijos...
    Tem post novo lá no blog:
    http://cartaspararomeu-ml.blogspot.com.br/2014/09/loucos-por-canecas.html

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe